domingo, 24 de enero de 2010

Alerta Antecipado em Português

Na semana passada comecei uma série de artigos em português sobre alerta antecipado a serem publicados no portal Metaanalise e no domingo terminei um capítulo de um livro que Alessandro Comai está editando acerca de alerta antecipado.

Vou reproduzir no blog os artigos que se publicarão na Metaanalise (em português) e provavelmente no portal MateriaBiz (em espanhol), tomara sejam do interesse dos leitores.

Gostaria começar este artigo contando uma historia que acredito exemplificar muito bem o que tentarei transmitir em uma série de artigos sobre alerta antecipado.

Uma grande enchente atentava contra um pequeno povoado. Em meio ao desespero da população, o padre permanecia imóvel. As pessoas, que o viam quieto na igreja, gritavam para ele:

Vamos padre!, Salve-se que vem a enchente!, ao que o padre respondia: Não, obrigado! Deus vai me salvar, porque sou um bom cristão, rezo diariamente e só faço o bem.

Passaram várias horas o padre ficou coma água quase até o pescoço. Uma canoa de bombeiros lhe pediu que embarcasse com eles, ao que o padre respondeu: Não, obrigado!, Deus vai me salvar, porque sou um bom cristão, rezo diariamente e só faço o bem.

No pior da enchente, o padre estava quase morto. Outra canoa, a que lhe dava a última possibilidade de vida, lhe pediu que embarcasse, ao que o padre novamente respondeu: Não, obrigado!, Deus vai me resgatar, porque sou um bom cristão, rezo diariamente e só faço o bem.

Já morto e no céu, o padre pede para falar com Deus. Muito magoado lhe diz:
Deus!... Eu!... Te amei, te adorei, te glorifiquei, rezei todos os dias, só fiz o bem... e não me salvaste...por que?

Ao que Deus respondeu:

Olha, primeiro te mandei a população, depois te mandei os bombeiros, e por último te mandei mais uma canoa. Você não foi capaz de embarcar em nenhuma. Que mais querias que te mandasse para te salvar?

Um sistema de alerta antecipado, então, lhe mostrará quais são os sinais e indicadores que lhe manda Deus para salvar sua empresa e talvez o seu posto de trabalho, com o fim de agir melhor ante as ações dos competidores e as mudanças do mercado.

Mais formalmente, de acordo com a Midas Consulting, um sistema de alerta antecipado é um programa de monitoramento pelo qual a organização tenta prever ameaças para diminuir os seus efeitos no desempenho da empresa e agindo antecipadamente para aproveitar melhor as oportunidades que se apresentam.

Então, caro leitor, cara leitora, quantas canoas encaminhou Deus para você no último mês? Lembre-se que, no final, Deus avisou, e se você não aproveitar os seus avisos, como se diz no Brasil: Bobeou, jacaré virou carteira".

Adrian Alvarez é Founding Partner da Midas Consulting, uma consultoria focada em inteligência competitiva, análise estratégica, alerta antecipado, tirada de pontos cegos e jogos de guerra, com atuação em toda América Latina. Além disso, Adrian é membro do board e tesoureiro da SCIP (Society of Competitive Intelligence Professionals), o sexto não estadunidense nos mais de 25 anos da SCIP em ocupar essa posição. Adrian escreve no seu blog http://inteligenciacompetitivaenar.blogspot.com/  e o seu email de contato é Adrian_alvarez at midasconsulting dot com dot ar O articulista ministrará uma oficina sobre alerta antecipado no Brasil na conferência da IBC, em abril de 2010 (para mais detalhes consultar http://www.ibcbrasil.com.br/ic ).

Fonte: http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/momento/ponto-de-vista/sistemas-de-alerta-antecipado-mais-vale-prevenir-que-lamentar.html

No hay comentarios:

Publicar un comentario