martes, 18 de diciembre de 2012

Vaga na Suzano e Boas Festas


Caros leitores,

Faz um tempinho que não escrevo pela falta de tempo. Desta escrevo por três motivos:
  1. O amigo Rodrigo Sienra da Suzano está procurando um analista de Market Intelligence para a Suzano, se tiver interesse, pode contatar ao Rodrigo em rsienra at (ou seja arroba) Suzano.com.br. Acredito que deve ser bem interessante trabalhar com o Rodrigo porque é um cara bem legal!
  2. Queria desejar votos de boas festas e um bem sucedido 2013 para todos os leitores do blog!
  3.  Queria anunciar que a gente está fazendo de novo a enquete sobre perspectivas, desafios e iniciativas, como fizermos neste ano, acredito que vale a pena preencher a enquete porque é bem curta (apenas 6 perguntas, a maioria fechadas) e tiraremos resultados de uma ampla variedade de setores e poderemos comparar com os resultados deste ano. A enquete está disponível em português em:



A enquete em espanhol (é a mesma que em português, mas em espanhol) está disponível em:


Mais uma vez, boas festas e muito sucesso e felicidade em 2013!

Midas SN&M Consulting
Founding Partner
+54-11-4776-0920 (Argentina Direct Phone)
+55-11-3042-0964 (Brazil Direct Phone)
+1-610-340-4592 (US Direct Phone)

lunes, 16 de julio de 2012

Pesquisa Sobre Analise Win Loss


Prezados Leitores,

A gente está fazendo uma pesquisa sobre o uso (ou a falta dele) da técnica de Analise Win Loss, peço, por gentileza, preencham o questionário no seguinte link, mesmo as pessoas que não usam porque dessa maneira vai nos explicar as principais razoes pelas quais não se usa esta técnica na prática


Grande abraço,

Midas SN&M Consulting
Founding Partner
+54-11-4776-0920 (Argentina Direct Phone)
+55-11-3042-0964 (Brazil Direct Phone)
+1-610-340-4592 (US Direct Phone)

lunes, 9 de abril de 2012

Principais desafios e soluções em projetos regionais de IC

Tomara tenha passado felizes páscoas
Hoje queria reproduzir um artigo meu que saiu na Metaanalise na semana passada!
Neste artigo, Adrian Alvarez, Founding Partner da Midas Consulting, explica os desafios para a área nas pesquisas secundárias.
Hoje vamos nos centrar nos desafios ao realizar projetos regionais de inteligência competitiva , assim como as possíveis soluções para esses desafios.
Neste artigo, o foco estará na parte secundária da pesquisa. Em outro artigo focaremos na parte primária
Entre os desafios mais óbvios, temos:
1) Falta de informação secundária detalhada. Existem muitas diferenças na disponibilidade de informação secundária. México e Chile tem um nível similar ao Brasil, já Venezuela não tem quase nada (há, porem, exceções como em alguns setores da indústria química). Na Argentina existe alguma, mas as estatísticas de inflação não são confiáveis, por exemplo. Esse problema tem uma solução óbvia que é a pesquisa primária que, porém, tem um custo muito superior e deve se limitar, portanto, a aspectos críticos. Além disso, é recomendável quando se faz a pesquisa primária questionar se as estatísticas consultadas são confiáveis.
2) Empresas grandes são diversificadas e burocráticas. Empresas que fornecem informações às bolsas não dão informação sobre segmentos ou, quando dão, as informações não são detalhadas ou tem uma segmentação esquisita, que não é útil. O propósito disso é simplesmente obscurecer o negócio para quem está tentando tirar informações sobre os setores mais rentáveis, os de maior crescimento, etc. A solução é ir à pesquisa primaria.
3) Tamanho da economia informal: Dependo do mercado, o tamanho da economia informal pode ser um problema. Mesmo países desenvolvidos (considerando o nível da região e não o mundo em geral) como o México têm canais relativamente informais. Os canais informais são difíceis de medir por definição, uma possível solução é medir as importações (sempre há contrabando, mas nunca em proporções astronômicas) ou ir um ou vários passos antes na cadeia de produção ou distribuição. Em um caso, por exemplo, precisamos estimar o tamanho de mercado que representavam os cartuchos “alternativos” de toner de impressora. Esse é um mercado informal por definição, e uma maneira que encontramos de estimar esse mercado era a partir das importações de toner em pó. Pesquisamos, então, as importações de toner em pó e, baseados na quantidade média usada por cartucho alternativo (que por sinal não era a mesma que o do original), os modelos mais comuns, e uma checagem com a quantidade existente de impressoras, pudemos estimar, com uma certa exatidão,  o tamanho do mercado de cartuchos “alternativos” de toner de impressora em vários países.  Nesse caso, falando com importadores e consultando as importações das empresas, até pudemos saber quem eram os principais jogadores desse mercado e, por meio de entrevistas, soubemos os métodos de aquisição de cartuchos, o preço pago por eles, etc.
4) Importância das Empresas Pequenas e Médias: Dependendo do mercado e país, as empresas pequenas e médias podem representar uma parte importante do mercado. Dimensionar a parte das empresas pequenas e médias pode ser difícil porque não adianta falar com elas (tem pouca participação, são muitas, e não tem recursos para investir no conhecimento do mercado). A solução neste caso é ir um passo ou vários na cadeia de valor para poder estimar quanto é que representam e quem são os principais jogadores.
5) Associações Focadas na Parte Lobista: A maioria das associações que conhecemos estão focadas na parte lobista e não na parte de negócios, portanto não contam com muitas estatísticas. Isso tira uma fonte ideal de informações. As associações, porém, mesmo que focadas na parte lobista, podem ser uma fonte muito boa de contatos para serem pesquisados de maneira primária.
Acredito que essas são algumas dos principais desafios, além da dificuldade para encontrar pessoal com conhecimento da matéria, fluente em línguas estrangeiras, etc.
Esses desafios, porém, geram também uma grande vantagem, que é a disponibilidade das pessoas para entrevistar, e o interesse e agradecimento posterior quando chegamos em um resumo com alguns números gerais. Na nossa experiência, isso facilita muito projetos posteriores.
Tomara tinha sido de interesse para o leitor!
Midas Consulting
Founding Partner
+54-11-4776-0920 (Argentina Direct Phone)
+55-11- 3042-0964 (Brazil Direct Phone)
+1-610-340-4592 (US Direct Phone)

domingo, 11 de marzo de 2012

Oportunidade para Analista Sr no Brasil

O amigo Glauber me comenta que a MetLife tem uma oportunidade para um Analista Sr de Planejamento Estratégico em Sampa. A continuacao, os detalhes:

MetLife, multinacional norteamericana atuante no mercado segurador desde 1868. No Brasil opera com os ramos vida, planos odontológicos e previdência privada.

Analista Sr Planejamento Estratégico

Responsável pelo processo de gestão e análise de informação estratégica. Contribui com o processo de tomada de decisão estratégica e tática por meio de coleta, organização, análise e disseminação de informações sobre o indústria, mercado e o macro ambiente.

Principais responsabilidades:

- Análises estratégicas por meio da metodologia Mini Harvard.
- Realização de monitoramento, estudos e apresentações sobre a indústria, o mercado e o macroambiente
- Coleta e organização de informações quantitativas e qualitativas.
- Análise de performance financeira da companhia e dos competidores: Balanço, Demonstrações de Resultado do Exercício
- Monitoramento e dimensionamento de performance e de oportunidades de negócio.

Requisitos básicos:
- Superior completo em Administração de Empresas, Economia, Engenharia ou Marketing.
- Inglês avançado, desejável espanhol básico
- Avançado em pacote office e motor de busca.

Conhecimento de metodologias de análise estratégica; excelente capacidade analítica e raciocínio lógico/numérico; proatividade e autonomia; foco na entrega; bom relacionamento interpessoal e de comunicação.

Salário + benefícios: Assistência Médica, Assistência Odontológica, Vale-Refeição, Vale-Alimentação, Seguro de Vida, Previdência Privada, Auxílio-Creche/Babá, Vale-transporte;

Horário de Trabalho: Segunda à Sexta, das 09h às 18h;
Local de Trabalho: Brooklin/ SP.

Contato: gsilva1@metlife.com

domingo, 8 de enero de 2012

A apresentação, chave no sucesso do processo de inteligência

Na semana passada foi publicado no portal Metaanálise, um artigo meu sobre a importância da apresentação de resultados na IC, acredito que pode ser interessante para vocês:
O que se precisa para ser bem sucedido na apresentação? É sobre o que fala, neste artigo, Adrian Alvarez, Founding Partner da Midas Consulting.
No artigo anterior explicamos porque a determinação dos KITs era fundamental para o sucesso do departamento de inteligência. Neste artigo,  vamos nos focar na apresentação.
A apresentação é chave no sucesso porque é quando vendemos o trabalho que fizemos. Se não fizermos uma boa venda de nosso trabalho, ele não será bem apreciado pelo gestor e talvez percamos a oportunidade de posicionar bem a nossa área ou consultoria.
O que se precisa para ser bem sucedido na apresentação?
Para ter sucesso nesta etapa há uma série de dicas
1) KYC (Know your Customer/Conheça Seu Cliente): Conhecer o cliente é fundamental para o sucesso. Alguns aspectos para avaliar são:
  • a. Nível de detalhe desejado: Há clientes que compram relatório por kg e gestores que querem relatórios de poucas páginas que se foquem no fundamental.
  • b. Tipo de apresentação: Há clientes que preferem apresentações pessoais e clientes que querem apresentações escritas. De qualquer maneira sempre teremos que ter um relatório escrito para deixar constância do trabalho
  • c. Foco: O nosso gestor procura apenas uma solução ou quer analisar junto conosco diferentes alternativas?
  • d. Tratamento hierárquico: Há pessoas que são muito orientadas hierarquicamente e o tom da apresentação tem que se adaptar ao mesmo.

2) Investir tempo suficiente na análise e no desenho da apresentação: Como praticante, eu sei que isto é muito mais fácil de dizer do que fazer. Normalmente existem atrasos na coleta e na análise, e a apresentação fica para o final, sem muito tempo.
Uma regra geral que pode ser usada é que a análise e a apresentação devem levar 35% (apenas a apresentação deviera levar 15%) do tempo do projeto.
Saber se houve pouco tempo investido na apresentação é bem simples. Se a maioria dos slides for de texto sem gráficos ou quadros, então pode acontecer duas coisas:
  • a. Quem preparou a apresentação carece de experiência e, portanto, fez a apresentação de uma maneira que não promove a sua compreensão.
  • b. Quem preparou a apresentação não teve tempo para fazer os gráficos e os quadros que facilitariam a compreensão. No caso de um consultor, essa é a causa mais frequente.

3) Checar a apresentação com respeito a alguns itens importantes:
  • a. A estrutura do relatório faz sentido? É lógica?
  • b. Responde todas as perguntas/tópicos que tínhamos que responder?
  • c. Existe alinhamento entre a apresentação com a maneira na qual o gestor quer recebê-la?
  • d. É concisa? 
    • i. Inclui todos os fatos relevantes e não fatos que não são necessários?
    • ii. Usa apenas as palavras necessárias?
  • e. É apropriado o tom da apresentação com relação à audiência?
  • i. Estão explicados todos os termos técnicos e as abreviações?
  • f. Está o texto livre de erros gramaticais e de pontuação?
  • g. Estão os nomes de empresas e abreviaturas usados de maneira consistente na apresentação?

4) Usar tempo suficiente para ensaiar a apresentação: Fazer apresentações bem sucedidas tem um segredo: apenas ensaiar o suficiente. Em caso de dúvida, acredito que é necessário ensaiar mais uma vez.
Em base a minha experiência como consultor, acredito que se o leitor usar estas dicas poderá fazer apresentações bem sucedidas e, melhor ainda, que as suas propostas serão postas na prática, porque não há coisa pior para um profissional de inteligência competitiva do que o seu trabalho não ser utilizado.
Por gentileza lembrem-se de pré-encher a enquete que a gente está fazendo acerca de desafíos e iniciativas para 2012, não leva mais do que 5 minutinhos e acredito que os resultados podem ser interessantes para todos. O link para responder a enquete é:
Grande abraço,
Midas Consulting
Founding Partner
+54-9-11-3326-6103 (Direct Phone Argentina)
+55-11-3042-0964 (Direct Phone Brazil) Please note that the number in Brazil changed
+1-610-340-4592 (Direct Phone USA)