martes, 12 de octubre de 2010

O New Beetle é flagrado nas ruas – a Comparação entre o Jornalismo e a IC

Ainda estou em São Paulo, esperando o amigo Fernando de Almeida para me procurar para jantar e encontro a notícia do New Beetle, acredito que oferece bons aprendizados para o profissional de IC.

Como se falou muitas vezes a IC tem muito em comum com a profissão de jornalista.

Os jornalistas da AutoMedia flagraram o New Beetle nas ruas e afirmam: 
  • O novo modelo começará se vender em 2012 (saber hoje como é que pode ser é uma grande vantagem para os concorrentes)
  • De acordo com eles “Ao contrário do que se imaginava, o New Beetle vai crescer no banco traseiro. A ideia é que, com isso, o modelo ganhe mais espaço e que fique mais agradável ao gosto masculino” Essa informação, na minha opinião é muito importante porque na verdade contradiz o que se pensava antes e dá detalhes do target e das vantagens do produto. 
  • Aspectos de desenho e custos de acordo com o jornal “A diferença é que o novo será elaborado na mesma plataforma do Golf VI. Repare nas imagens que a coluna “C” ganhou um reforço extra e que os paralamas ficaram maiores.” Em vez do com o Golf IV, quem estiver no mercado com certeza saberá as diferencias em custo e performance desses modelos e a informação acredito é importante. 
  • De acordo com o jornal também “Tudo indica que o New Beetle terá quatro opções de motores. Um 2,0 litros, aspirado, de 115 cv, um 2,5 litros, outro 2,0 litros turbinado e um de 2,0 litros turbodiesel. A Agência AutoMedia ainda especula a possibilidade de surgir uma versão hibrida.” Ou seja já sabemos também como é que será a potencia do carro e os tipos, eu acho que os concorrentes ficarão agradecidos a revista pela informação fornecida quase de graça e farão os seus próprios KITs (Key Intelligence Topics) para completar as suas avaliações, com certeza eles já devem ter falado com fornecedores, canal de distribuição, etc.
Eu acredito que o trabalho que fiz o jornalista neste caso foi muito bom, não sei quanto ele pode checar destas informações que ele fornece, mas também no mundo real não dá para checar tudo, especialmente no tema de lançamento de produtos.

Estamos falando que o jornalista proporcionou informação acerca do novo produto 2 anos antes de que o produto chegue ao mercado. Parabéns para ele!

Obviamente estamos falando de informação porque ele é jornalista e não nos dar, por exemplo, uma medida do impacto das novas características do New Beetle na GM. Ou recomendações para a alta direção da GM de coisas para contra-restar as novas características do New Beetle porque essas são coisas para o time da GM. O mundo não é perfeito não, e ainda temos que trabalhar ;)

Eu acho que este aspecto também amostra a necessidade de contra-inteligência, como é que esse jornalista se informou e flagrou o carro na rua?

Ninguém fiz nada como medida de proteção lá? Pelo menos agora, porque se você fornece essa informação para alguém o sai com o carro para a rua (eu até acredito que perto da fábrica) é um tema de sorte não ser flagrado...

O amigo Fernando chegou e vou beber algumas cervejinhas e comer pizza. A fonte das informações foi o Yahoo.com.br http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/yahooNoticiaConteudo.vxlpub?hnid=44747

Grande abraço,

Lic Adrian Alvarez
Founding Partner
Midas Consulting
Direct Phone (Argentina): +54-11-4775-8983
Direct Phone (Brazil): +55-11-3010-1685
http://www.midasconsulting.com.ar/

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada