jueves, 29 de julio de 2010

Como são os produtos de um sistema de alerta antecipado

Caros leitores do Brasil e hispanofalantes que entendam português,
Hoje quero reproduzir um artigo meu que apareceu publicado na Metaanálise que pode ser de interesse para vocês:
Neste artigo, Adrian Alvarez, Founding Partner da Midas Consulting, explica a importância da área de Inteligência Competitiva trabalhar com relatórios fixos e alertas.

Um departamento de IC que quer implementar um sistema de alerta antecipado tem que ter dois tipos de produtos:

• Relatórios fixos

• Alertas

Os relatórios com intervalos fixos são importantes por que:

Facilitam a interação com a alta gerência e mantêm o departamento de IC no círculo das decisões. Se o departamento de IC não consegue atuar e se manter atualizado sobre o que é importante para a alta gerência, ele corre o risco de ser considerado desnecessário.

Além disso, produzir relatórios com intervalos fixos irá demonstrar de forma regular a utilidade do departamento de IC e o sistema de alerta antecipado, mesmo que não existam indicadores do entorno que justifiquem um alerta.

O que devem conter os relatórios fixos?

Os relatórios fixos devem apontar os cenários que estão sinalizados de acordo com os indicadores que temos, os riscos que a empresa enfrenta e quais as oportunidades que podem ser aproveitadas caso algum cenário acontecer.

Qual a freqüência com que os relatórios devem ser feitos?

Na verdade, não existe um tempo estabelecido para esses relatórios, eles dependem do nível de mudanças da indústria na qual se atua e do nível de controle desejado pelos gestores. Normalmente, esse prazo é de três ou quatro meses.

Os alertas:

O outro produto do sistema de alerta antecipado são os próprios alertas. Os alertas são importantes porque avisam sobre acontecimentos ou situações que podem afetar significativamente o desempenho da empresa e, portanto, requerem uma resposta.

Os alertas devem ser emitidos quando necessário (ou seja, quando houver uma oportunidade ou ameaça).

O que tem que conter os alertas?

Os alertas devem conter:

• Título: Breve manchete vendedora sobre o evento e o seu impacto na empresa

• Breve descrição do evento:

• Fonte:

• Impacto na organização: Principal impacto do evento na empresa

• Ação recomendada: Curta explicação sobre o que a empresa tem que fazer com seus prós e contras

• Custo de inação: O que acontecerá se a empresa não fizer nada. Este ponto é muito importante para compelir o management a tomar uma decisão.

Acredito que com esses dois produtos o sistema de alerta antecipado está bem coberto e, se for aplicado com sucesso, terá um efeito importante no desempenho da organização.

Grande abraço,

Lic Adrian Alvarez
Founding Partner
Midas Consulting
Direct Phone (Argentina): +54-11-4775-8983
Direct Phone (Brazil): +55-11-3010-1685
http://www.midasconsulting.com.ar/

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