jueves, 29 de julio de 2010

Como são os produtos de um sistema de alerta antecipado

Caros leitores do Brasil e hispanofalantes que entendam português,
Hoje quero reproduzir um artigo meu que apareceu publicado na Metaanálise que pode ser de interesse para vocês:
Neste artigo, Adrian Alvarez, Founding Partner da Midas Consulting, explica a importância da área de Inteligência Competitiva trabalhar com relatórios fixos e alertas.

Um departamento de IC que quer implementar um sistema de alerta antecipado tem que ter dois tipos de produtos:

• Relatórios fixos

• Alertas

Os relatórios com intervalos fixos são importantes por que:

Facilitam a interação com a alta gerência e mantêm o departamento de IC no círculo das decisões. Se o departamento de IC não consegue atuar e se manter atualizado sobre o que é importante para a alta gerência, ele corre o risco de ser considerado desnecessário.

Além disso, produzir relatórios com intervalos fixos irá demonstrar de forma regular a utilidade do departamento de IC e o sistema de alerta antecipado, mesmo que não existam indicadores do entorno que justifiquem um alerta.

O que devem conter os relatórios fixos?

Os relatórios fixos devem apontar os cenários que estão sinalizados de acordo com os indicadores que temos, os riscos que a empresa enfrenta e quais as oportunidades que podem ser aproveitadas caso algum cenário acontecer.

Qual a freqüência com que os relatórios devem ser feitos?

Na verdade, não existe um tempo estabelecido para esses relatórios, eles dependem do nível de mudanças da indústria na qual se atua e do nível de controle desejado pelos gestores. Normalmente, esse prazo é de três ou quatro meses.

Os alertas:

O outro produto do sistema de alerta antecipado são os próprios alertas. Os alertas são importantes porque avisam sobre acontecimentos ou situações que podem afetar significativamente o desempenho da empresa e, portanto, requerem uma resposta.

Os alertas devem ser emitidos quando necessário (ou seja, quando houver uma oportunidade ou ameaça).

O que tem que conter os alertas?

Os alertas devem conter:

• Título: Breve manchete vendedora sobre o evento e o seu impacto na empresa

• Breve descrição do evento:

• Fonte:

• Impacto na organização: Principal impacto do evento na empresa

• Ação recomendada: Curta explicação sobre o que a empresa tem que fazer com seus prós e contras

• Custo de inação: O que acontecerá se a empresa não fizer nada. Este ponto é muito importante para compelir o management a tomar uma decisão.

Acredito que com esses dois produtos o sistema de alerta antecipado está bem coberto e, se for aplicado com sucesso, terá um efeito importante no desempenho da organização.

Grande abraço,

Lic Adrian Alvarez
Founding Partner
Midas Consulting
Direct Phone (Argentina): +54-11-4775-8983
Direct Phone (Brazil): +55-11-3010-1685
http://www.midasconsulting.com.ar/

martes, 20 de julio de 2010

Grupos Estratégicos

No importa donde dé conferencias (Argentina, Brasil, Panamá, Chile, etc.), tampoco importa a quién le de clases (militares, alumnos de MBA, empresarios, gerentes, etc.) normalmente nadie sabe qué son los grupos estratégicos.

La verdad es lamentable porque es un concepto útil para analizar una industria y hacia dónde va, especialmente cuando hay competidores numerosos. Así que vamos a tratar de hablar de eso hoy.

Los grupos estratégicos fueron el tema de la tesis doctoral de Hunt en 1972 y se popularizaron gracias al libro Estrategia Competitiva de Michael Porter, donde se los menciona.

Ahora, veamos de qué se tratan:

Los grupos estratégicos son, básicamente, conjuntos de empresas que siguen estrategias similares en algunos sentidos (por ejemplo las empresas multinacionales de bebidas cola siguen estrategias similares en cuanto a distribución, precio, publicidad y producto, mientras que las empresas de bajo costo, mayormente regionales, también lo hacen).

¿Por qué surgen los grupos estratégicos?

Los grupos estratégicos surgen básicamente porque:

• Hay objetivos similares
• Hay capacidades parecidas
• Hay supuestos acerca de cómo funciona el mercado símiles
• Tiempos de entrada al mercado equivalentes
• Hay experiencias análogas

Que hacen que las estrategias de un grupo de empresas resulten similares en algunos aspectos.

Ok, ya sabemos por qué surgen, pero ¿Para qué sirve determinar los grupos estratégicos?

La utilidad de los grupos estratégicos se manifiesta donde hay muchos competidores, ya que facilita sacar conclusiones en el análisis de:

• Sectores industriales
• Escenarios
• Diferencias en rentabilidad
• Cuatro esquinas

Obviamente en estos análisis se pierde precisión, ya que al focalizarnos en lo que hace similar a las empresas para ponerlas en grupos estratégicos perdemos nivel de detalle en lo que hace que cada empresa sea diferente, pero el beneficio es que podemos comprender mejor lo que sucede en el sector industrial, escenario, etc. Al concentrarnos solamente en los grupos estratégicos.

¿Qué ventajas tiene trabajar con grupos estratégicos?

Los grupos estratégicos son un concepto muy fácil de comprender, al menos en mi experiencia con alumnos, empresarios y gerentes. Además son muy gráficos, ya que pueden hacerse mapas de grupos estratégicos y allí queda claro cómo están ubicados los distintos grupos en una serie de variables estratégicas y hacia dónde pueden evolucionar.

Otra gran ventaja es que, en los mapas, resume una gran cantidad de información en un gráfico que hace más fácil la comprensión de la situación y las conclusiones.

¿Cuáles son las desventajas de la técnica?

La primera y principal es que depende del analista, ya que el analista es quien, por ejemplo, determina las variables que definen a los grupos.

Además, no contempla, de manera específica, las variables del entorno como tendencias socioeconómicas, legales, medioambientales, etc. En definitiva es un modelo centrado en la oferta, más que en la demanda.

Algunas de las variables necesarias, como por ejemplo, ventas o rentabilidad para la realización de los mapas, no siempre son fáciles de obtener. Finalmente, como prácticamente todos las técnicas de análisis, dan una cierta ilusión de certeza, cuando la realidad no tal.

Lic Adrian Alvarez


Founding Partner
Midas Consulting
Direct Phone (Argentina): +54-11-4775-8983
Direct Phone (Brazil): +55-11-3010-1685

http://www.midasconsulting.com.ar/

jueves, 15 de julio de 2010

Noticias para Leitores do Brasil

Caros leitores do Brasil,

O comitê de avaliação da conferência da SCIP na América Latina está finalizando a programação do evento. Posso mencionar que está ficando muito interessante, os keynotes serão Lenny Fuld (um dos gurus globais da IC), Eduardo Flores Bermúdez (Presidente da SCIP e Gerente de IC da Bayer a nível mundial), Paulo Franklin da Embraer e palestrantes de América Latina, EUA e outras regiões).

Em um par de semanas acredito que já poderei dar as notícias oficiais e também poderei escrever algum post sobre algum tema de interesse.

Mais uma noticia é que a Midas estará mais perto dos leitores do Brasil já que temos um novo número de telefone no Brasil em São Paulo 3010-1685. Então ficará mais barato para os prospectos e clientes do Brasil se comunicar conosco. Temos em estúdio abrir um escritório no Brasil talvez no ano que vem, mas isso dependerá também do interesse que possamos despertar no mercado brasileiro pelos serviços da Midas.

Grande abraço,

Lic Adrian Alvarez
Founding Partner
Midas Consulting
Direct Phone (Argentina): +54-11-4775-8983
Direct Phone (Brazil): +55-11-3010-1685
http://www.midasconsulting.com.ar/

lunes, 5 de julio de 2010

A Academy of Competitive Intelligence chega ao Brasil

A Academy of CI, a mais renomada instituição de ensino de IC e Estratégia no mundo, chega ao Brasil com seu programa de cursos em inteligência competitiva e análise estratégica. Agora é possível realizar ano Brasil os mesmos cursos oferecidos em Boston e obter a certificação Competitive Intelligence Professional CIP™.

São oferecidos cursos elaborados pelos mais renomados especialistas na área: Ben Gilad, Leonard Fuld e Jan Herring.

Os palestrantes serão o Professor Fernando de Almeida (FIA/FIPE), Edson Ito (FIA/FIPE) e Adrian Alvarez (FIPE/UB)

As inscrições estão abertas para os cursos da Fuld-Gilad-Herring Academy of Competitive Intelligence (ACI) que começa em novembro deste ano em São Paulo-S.P.

A ACI é uma instituição de ensino dedicada a treinar executivos e empresas a fim de melhor gerir riscos e antecipar novas oportunidades de mercado através do uso de análise estratégica e técnicas de inteligência competitiva. A ACI é a única instituição a oferecer a certificação Competitive Intelligence Professional (CIP™) - um programa de inteligência prático e completo - indo de análises básicas a sofisticadas, desenvolvido por lideres na área - Leonard Fuld, Ben Gilad and Jan Herring.

Os cursos serão oferecidos no Brasil por especialistas na área, formados pela Academy of CI em Boston, Massachusetts, EUA e em Grenoble-França pela ADVS (confira no site o programa detalhado de cada curso) http://www.vsbrasil.com.br/cursos.asp

Tomara seja de interesse para os leitores brasileiros do blog e possa encontrá-los na primeira edição do curso.

Grande abraço,

Lic Adrian Alvarez
Founding Partner
Midas Consulting
Direct Phone: +54-11-4775-8983

http://www.midasconsulting.com.ar/